sábado, abril 19, 2008

Calçada de Alpajares - Um percurso pedestre que é inesquecível

Chegada que é a Primavera anunciam-se dias de sol. Os fins-de-semana poderão ser mais desfrutados com um belo percurso no campo. O Notícias do Nordeste faz-lhe uma sugestão: porque não tira um próximo Sábado, ou um próximo Domingo, e vem até ao Nordeste Transmontano. Aqui poderá conviver com belas paisagens, com um ar puríssimo, com a rica gastronomia e com a generosidade humanista das suas gentes.



Ver mapa maior
Com um pouco de sorte poderá deliciar-se com a observação de alguma Águia-real ou Cegonha-negra que estão em perigo de extinção; ou então poderá deparar com algum Abutre-do-Egito , Gralha-de-bico-vermelho, Águia-de-Bonelli ou Falcão-peregrino.

A proposta que lhe fazemos é a de um percurso pedonal em pleno Parque Natural do Douro Internacional. Venha daí e divirta-se.

Percurso Ribeira do Mosteiro – Calçada de Alpajares
Freguesia de Poiares (Freixo de Espada-à-Cinta)
Extensão aproximada: 7 Km
Duração aproximada: 5 h
Grau de dificuldade: Médio (max: 18º)
Tipo de itinerário: Circular
Ponto de partida / chegada: Foz da Ribeira do Mosteiro.
Apoios: percurso sinalizado com marcas, presença de placards interpretativos
Pontos de interesse: Património geológico (dobras, camadas verticais e falhas nos quartzitos), património arqueológico (Calçada de Alpajares e castros de São Paulito e de Alva), fauna e flora rupícolas, moinhos de água abandonados, pombais, parcelas agrícolas mediterrâneas (amendoais, laranjais e olivais), casario tradicional em Poiares, estação ferroviária de Barca de Alva.

Breve descrição do percurso: O percurso corresponde a um circuito de acesso exclusivamente pedonal, a iniciar na foz da Ribeira do Mosteiro, seguindo para norte por caminho vicinal, atravessando a ribeira num pontão e continuando por caminho de pé posto até à Calçada de Alpajares, subindo esta até ao castro de São Paulito e continuando por caminho vicinal até ao Picão de Ana, daí descendo à ribeira através de calçada antiga e atravessando a ribeira pela ponte da Alminhas. Daí continuando pela calçada até ao local de Alminhas e segundo para sul por pequena estrada municipal até ao primeiro ponto. O percurso pode incluir 2 itinerários alternativos até à aldeia de Poiares (derivando do Castro de São Paulito) ou até ao Castro de Alva e povoação de Barca de Alva (derivando da Foz da Ribeira) .
Fonte: ICNB (http://portal.icnb.pt)


ONDE FICAR

Moradias do Douro Internacional
Praia Fluvial da Congida
5180-112 Freixo de Espada à Cinta
Telef: 279653018

Hospedaria Fatibel
Av. do Emigrante
5180-103 Freixo de Espada à Cinta
Telef: 279658090
Fax: 279652268

Hospedaria Cinta d'Ouro
Av. Guerra Junqueiro
5180-104 Freixo de Espada à Cinta
Telef: 279652550

Casa do Conselheiro
Rua das moreirinhas
5180-142 Freixo de Espada à Cinta
Telef: 279653439

Quinta da Ferradosa
Turismo Rural
Lugar da Ferradosa
5180 Freixo de Espada à Cinta
Telef: 279653293/937653293

ONDE COMER

Restaurante A Cabana

Restaurante Bom Retiro

Restaurante Cinta d'Ouro

Restaurante Etc

Restaurante Fonte Luminosa

Restaurante Quinta da Barca

Restaurante Soeiro Meireles

sábado, fevereiro 16, 2008

Podence: um Carnaval mágico



Iniciamos a nossa rubrica de "Viagens na Minha Terra" com uma proposta tentadora.
O Carnaval aproxima-se e um dos mais genuínos Carnavais portugueses situa-se na região do Nordeste Transmontano, numa pequena aldeia que se identifica na cartografia corrente com o topónimo Podence. Estamos a falar da tão afamada aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros onde os Caretos são os reis de um Carnaval de cor, de alegria, de som, de tradição e onde tudo se mistura numa simbiose invulgar.

Aqui, em Podence, sente-se a história milenar, sente-se um povo antigo, sente-se o poder dos ritos, sente-se uma espécie de força mágica que parece proclamar uma qualquer anunciação.

Aqui qualquer pessoa poderá mergulhar nas profundezas da ancestralidade da cultura nordestina. Venha, por isso, até cá neste Carnaval de 2008 e vai ver que não se arrepende!

No "Domingo Gordo" e terça-feira de Carnaval o Careto de Podense renova as suas energias e de si tudo é esperado, "pois ele assume uma dupla personalidade. O indivíduo ao vestir o fato torna-se misterioso e o seu comportamento muda completamente, ficando possuído de uma energia transcendental. Existe algo de mágico e de forças sobrenaturais ocultas em todo este ritual de festa que atribui a estas personagens prerrogativas a imunidade interditas a outros mortais. A antiguidade e originalidade desta tradição, cheia de cor e som e a vontade das gentes de Podence, em preservar estas figuras, fizeram dos Caretos personagens famosas para lá dos limites da aldeia...".

O traje encanta pela cor. No essencial, o Careto adorna-se com uma máscara de latão e fatos de colchas multiclores com franjas pendentes em lã que denotam uma técnica artesanal admirável. Mas o Careto não é nada sem os estridentes chocalhos que pendem da cintura e do pau onde se apoia para as acrobacias do ritual.

De origem ainda pouco esclarecida em termos da ciência antropológica, o Carnaval de Podence constitui um documento precioso da cultura imaterial do Nordeste Transmontano e do nosso país, e quem visitar esta aldeia transmontana durante o Carnaval, não deixará de ser contagiado com uma espécie de ambiência fantástica onde qualquer visitante acaba por se enredar.

Para quem estiver apostado em viver um carnaval diferente, não poderá fazê-lo sem visitar a aldeia de Podence. E este ano, para lá do atractivo dos Caretos, a Casa do Careto de Podence organizou um programa com outras valências.

Assim, o visitante, para além de poder assistir ao carnaval mais genuíno de Portugal, terá também a oportunidade de assistir a uma feira de produtos regionais, fazer provas de azeite e de vinhos, assistir a uma noite gastronómica e ao "Pregão Casamenteiro", realizar um passeio pedestre, ou se o cansaço for muito, optar por um passeio de burro para descontrair.

Tem ainda a possibilidade de passear e poder inspirar um pouco de ar puro num cenário de beleza idílica, como é o caso da Albufeira do Azibo que fica a escassos dois quilómetros da aldeia de Podence.

O convite do Notícias do Nordeste para o seu fim-de-semana de carnaval não poderia ser mais genuíno: Venha ao Nordeste Transmontano! Venha ver como o " Carnaval de Podence mantém o clima fantástico de antes". E como "sedutores e misteriosos, os Caretos guardam a magia dos tempos em que as histórias junto à lareira franqueavam a entrada em mundos de sonho. A eles tudo se permite; o anonimato dá-lhes prerrogativas: dá-lhes poder. Por dois dias no ano os homens são crianças e quem mais brinca mais poder tem".

Pela nossa parte, o repto que lhe lançamos é este: contagie-se com a cultura, com o património, com a gastronomia, com a paisagem e com toda a ambiência do Nordeste Transmontano.

Para informações adicionais sobre o Carnaval de Podence poderá consultar o site dos Caretos de Podence. Clique aqui.

ONDE COMER:

Restaurante Azibo
Podence
5340 Macedo de Cavaleiros

Restaurante Moagem do João do Padre
Podence

Restaurante Capitólio
5340 Macedo de Cavaleiros

Restaurante Costa do Sol
5340 Macedo de Cavaleiros

Restaurante Muchacho
Rua Pereira Charula
5340 Macedo de Cavaleiros

Restaurante O Silva
Rua Alexandre Herculano,27
5340 Macedo de Cavaleiros

ONDE DORMIR:

Estalagem do Caçador
Residencial Muchacho
Solar Chacim
Convento de Balsamão
Casa Pinelas

DICA: VOCÊ PODE MOVIMENTAR O MAPA E PROCURAR OUTRAS LOCALIDADES DA REGIÃO. PARA ISSO BASTA COLOCAR O CURSOR DO SEU RATO EM CIMA DO ORTOFOTOMAPA